201609.09
0
0

Especialista alerta: trincas e rachaduras podem indicar grave problema no imóvel.

O surgimento de trincas e rachaduras, que normalmente são tratadas com medidas paliativas, necessita de análise atenta para evitar danos maiores

Caso seja visualizada uma trinca ou rachadura nas paredes do seu imóvel, é importante que isso não passe despercebido. “Muitas vezes, essas manifestações são vistas como inofensivas, quando na verdade podem indicar um grave problema no imóvel. “, explica o engenheiro civil Flavio Figueiredo, especialista em perícias e avaliações e diretor da Figueiredo & Associados.
O especialista explica que em qualquer construção pode haver pequenos movimentos de acomodação no solo, causando trincas nas paredes. Acrescenta, ainda, que também as mudanças de temperatura ou simplesmente má execução da obra são causadores de fissuras, trincas e rachaduras nas paredes.
No entanto, nem toda trinca é inofensiva, indica o engenheiro Flavio Figueiredo. Segundo o especialista, as pessoas não costumam dispensar a devida atenção ao problema, porque desconhecem os riscos. Por isso, para Figueiredo, todo e qualquer sinal de fissura deve ser analisado com muito cuidado, para evitar problemas futuros. Veja o que recomenda o especialista:
1) A primeira providência é solicitar uma investigação minuciosa por um especialista, a fim de descobrir a causa do problema. Neste caso, um engenheiro especializado saberá fazer o diagnóstico correto. A partir desta avaliação é possível identificar a origem da manifestação e saná-la da forma correta”, diz Flavio.
2) Evite soluções emergenciais ou estéticas sem antes saber a verdadeira causa do problema. “Só após a avaliação de um expert, com a identificação da causa, é que se pode indicar o tratamento adequado para solucionar o problema”, reforça Figueiredo.
3) Certifique-se que o profissional contratado possui habilidade técnica para resolver o problema; do contrário, se a solução proposta for errada, o risco pode até aumentar. Exemplo: quando simplesmente se esconde uma trinca ou uma rachadura com um revestimento, perde-se importante “termômetro” do comportamento da edificação.


http://www.brasilengenharia.com/portal/noticias/noticias-da-engenharia/17265-especialista-alerta-trincas-e-rachaduras-podem-indicar-grave-problema-no-imovel

Faça um comentário

O seu endereço de E-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados *